Como evitar que as operadoras castrem a sua banda

 

 pirata

 

Por A Voz do Além

 

Hoje, segundo os vilões da internet (infelizmente as operadoras, aquelas que te dão acesso a rede), as transferências (tanto upload, quanto download) via protocolo Torrent correspondem a algo em torno de 40% de toda a banda utilizada no planeta. Sim, creio que Bram Cohen, criador do protocolo, não imaginou que sua invenção chegaria a tal nível de sucesso pelo mundo.

É claro que tal taxa estratosférica de transferência é vista com maus olhos pelas operadoras, com o pífio argumento que essa taxa vai para piratas. A arma que elas utilizam para tentar cortar o barato dos torrenters? Traffic Shaping! Isso quer dizer que, quando eles identificam um heavy user baixando Lost a 280, 400 KBs, eles tratam logo de dar uma amaciada na alegria do sujeito, e colocar um gargalo na banda dele.

O problema para as operadoras é que elas não estão lidando com gente burra. Os desenvolvedores de programas que usam o protocolo Torrent trataram logo de equipar seus softwares com sistemas avançados de encriptação de informação, evitando assim que o Grande Irmão localize uma transferência torrent ocorrendo.

Acionar essa encriptação é simples como beber um copo d’água. Vamos lá:

*******

BitComet: vá ao menu Option, clique em Preferences, Advanced, Connection, e selecione a opção Protocol encryption.

BitTorrent e uTorrent: vá ao painel Preferences e selecione a aba BitTorrent. Clique em Protocol encryption e selecione Enabled.

Vuze: antes, mude seu perfil do modo iniciante para o avançado. Vá ao menu Tools, abra o Configuration Wizard e selecione o Advanced. Em seguida retorne à função Tools e clique em Options, Connection e Transport Encryption. Selecione Require encrypted transport, vá ao menu Minimum encryption e escolha encriptação RC4.

 

utorrent

Pronto, agora vocês já sabem que tipo de coisa eu baixo…

 

Acredite, esse método simples chega a tornar impossível às operadoras identificarem operações Torrent em seu computador.

E se você quiser saber se sua conexão está sendo afunilada, vá até o site Glasnost (os nerds que estudaram a queda da União Soviética vão entender a referência) e faça um teste de sete minutos para saber a verdade.

Em meus testes descobri que a Velox deixa o pau quebrar, e mesmo com a encriptação desativada não houve tranffic shaping na minha conexão! Menos mal…

 

[Via IDG Now!]

0 comentários:

Postar um comentário