Mais de 20 mil álbuns para download

 

Jamendo_610x380

Sabe aquela mentira história de que músicas grátis e livremente compartilhadas vão matar os artistas, tirando deles o seu sustento? Esquece (se é que já não esqueceu), é uma mentira contada muitas vezes e ainda tem gente que acredita. Hoje os álbuns publicados sob licença Creative Commons estão aí para provar que tem muito artista está ganhando dinheiro, sem precisar cobrar por seus trabalhos (muito menos mandar gente pra cadeia. O Nine Inch Nails é uma prova disso.

E os números de álbuns nessas condições só aumenta, começando a mostrar uma certa tendência de álbuns grátis se desenhando, bem diferente dos números da RIAA, que afirmam que menos de um por cento das obras musicais estão sob licença Creative Commons.

O site Jamendo está para provar o inverso. Ele é como um agregador de músicas grátis e vem crescendo a uma velocidade assombrosa. Só para se ter idéia, ele demorou três anos para agregar 10 mil álbuns… e meros 11 meses para bater os 20 mil.

Além de tudo o site é antenado, e firma parcerias com o IsoHunt, e utiliza o protocolo BitTorrent para downloads, o que diminui a banda dos downloads. Mas, mesmo assim, eles também utilizam o clássico HTTP como alternativa, para os usuários pouco familiarizados com Torrents.

Querem números (de junho do ano passado) que comprovem o sucesso da iniciativa? O site tem uma média de 500 mil downloads diários, 350 usuários cadastrados, 5 mil artistas registrados, cerca de 150 mil músicas e uma média de 300 álbuns novos por semana.

O único problema? Exatamente o enorme número de músicos. É difícil achar coisas que se encaixam no seu perfil. Mas, a direção do site está implementando um widget para poder recomendar álbuns de acordo com seu perfil na Last.FM.

(Ainda mais) Sucesso para eles e… CHUPA RIAA!

 

[Via Remixtures]

1 comentários:

milton disse...

imagina só uma banda como iron maiden por exemplo, o que eles ganham num unico show ja e o suficiente pra cobrir prejuizos com pirataria por um bom tempo

Postar um comentário