O básico para entender Torrents

  BitTorrent

Com o caso Pirate Bay na área, veio a necessidade de explicar uma peculiaridade nos compartilhamentos via Torrent. O que muita gente não entendeu, é a diferença entre tracker e search engines e sites de alojamento. Tal certeza surgiu quando disseram nos comentários que iam somente usar torrents do MiniNova, ou do IsoHunt, o que não está completamente certo. Vamos as devidas explicações!

O Pirate Bay é (ao menos ainda) o maior site de Torrents do planeta. Ele faz as três coisas fundamentais para que você consiga baixar seus arquivos: ele aloja arquivos torrents, é uma search engine desses arquivos e tem um tracker. Agora vamos descobrir o que os três fazem.

Search Engines: esses sites servem para fazer buscas nos arquivos dos sites que alojam Torrents. Somente isso. É o caso do IsoHunt. Ou o SearchShared, que pesquisa em uma batelada de sites de compartilhamento de arquivos, como o RapidShare. Resumindo: os search são importantes, mas não essenciais, já que os caras abaixo têm os seus próprios search…

Alojadores: Esses sites, como o nome já deixa bem claro, alojam os arquivos Torrents. Esses arquivos são como mapas para indicar ao seu software cliente do protocolo o caminho a seguir, e os seeds para se conectar. O MiniNova é uma search engine misturada com um site alojador. O maior serviço desses sites é garantir que seus Torrents serão de qualidade…

Tracker: o mais importante e o mais secreto de todos os pilares que mantém os Torrents. Os trackers são servidores que conectam os seeds e peers. São como telefonistas indicando o caminho para uma ligação. Entenda: nenhuma transferência ocorre por eles; eles só conectam usuários uns aos outros.

 

tracker1 tracker2

É aí que mora o grande perigo do possível fim do Pirate Bay. Os piratas possuem o maior tracker do planeta, responsável por aproximadamente 50% do tráfego de torrents do mundo.

Faça o teste: abra seu programa de Torrents (recomendo o µTorrent) e procure por Rastreadores. Por lá você pode ver qual o(s) tracker(s) que estão sendo responsáveis pela ligação entre você e os seeds e os peers (como na figura acima). Muitíssimo provavelmente você verá um tracker.piratebay.org por ali… O MiniNova não tem tracker, o IsoHunt também, assim como a maioria dos sites de Torrents que você conhece.

Perder o tracker (pelo plano deles, eles vão descentralizar os tracker, tornado-os mais difíceis de serem combatidos) do Pirate Bay pode levar a bancarrota todo o sistema de torrents, sobrecarregando todos os outros, que passam longe de serem robustos como o dos piratas.

0 comentários:

Postar um comentário